Palmeiras supera São Paulo no Morumbi e garante classificação antecipada as quartas do paulista

O Palmeiras visitou o São Paulo na noite desta quinta-feira (10), no Morumbi, pelo Campeonato Paulista, e venceu por 1 a 0, com gol de Rony, aos 9 minutos do primeiro tempo, após passe de Marcos Rocha. Com a vitória, o Verdão, líder geral do estadual, foi a 23 pontos (mesmo com jogo a menos que seus demais adversários do certame) e garantiu classificação antecipada às quartas de final – o Mirassol, segundo colocado do grupo, só pode chegar aos mesmos 23 pontos, mas perde para o Maior Campeão do Brasil nos critérios de desempate.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Entretanto, antes de duelar pelas quartas, ainda encara o Santos, no próximo domingo (13), contra o Corinthians, na próxima quinta-feira (17) – ambos no Allianz Parque – e diante do Red Bull Bragantino, no dia 20/03 (domingo), fora de casa.

De quebra, o Palmeiras quebrou um jejum de 25 anos sem vencer no Morumbi pelo Paulistão: o último triunfo neste cenário havia sido em 1997 e teve gol de Viola pelo Verdão. Já a vitória mais recente do Verdão no Morumbi contra o São Paulo por qualquer competição havia sido pelo Brasileiro de 2018, gols de Gustavo Gómez e Deyverson.

Com a classificação à fase decisiva, aliás, o Palmeiras vai voltando para onde está acostumado. Campeão em 2020, contra o Corinthians, e vice em 2021, o Palmeiras não fica de fora da semifinal do Campeonato Paulista desde 2014. Duelou com o Ituano na semi de 2014, foi vice-campeão contra o Santos em 2015, encarou novamente o Santos pela semi de 2016, mediu forças com a Ponte Preta pela semi de 2017, ficou com o vice diante do Corinthians em 2018 e enfrentou o São Paulo pela semi de 2019.

Além de líder geral do torneio, e não só de seu grupo, o Palmeiras também é o time do Campeonato Paulista 2022 que possui o maior número de vitórias (sete, contra seis do Bragantino), o menor número de gols sofridos (apenas um, contra sete do Corinthians), e o melhor saldo de gols (12, contra oito do Bragantino).

Aliás, de 2017 a 2022 o Palmeiras é o dono da melhor defesa da primeira fase do Campeonato Paulista (ou seja, considerando os 12 primeiros jogos da fase de grupos, na qual todas as equipes possuem o mesmo número de partidas) – exceto 2022 que ainda está em andamento, mas ainda assim é o detentor da marca. Apenas em 2021 não fechou como dono da melhor defesa. Portanto, nas últimas seis edições do Estadual (incluindo a atual), o Alviverde tem a melhor defesa em cinco delas. Além disso, o time ostenta ainda a segunda melhor defesa desta temporada considerando todos os clubes que disputam a Série A, por qualquer competição que tenham disputado, com média de 0,3 gol sofrido por partida, atrás apenas do Fluminense, com 0,25 gol sofrido por partida.

TRÊS CLÁSSICOS EM SEQUÊNCIA

O Duelo contra o São Paulo marcou o primeiro de três clássicos em sequência que o Verdão disputa em dias próximos: hoje visitou o Tricolor no Morumbi; no dia 13/03 (domingo), recebe o Santos no Allianz Parque; e no dia 17/03 (quinta) recebe o Corinthians, novamente no Allianz Parque – todos pelo Paulistão.

A última vez em que o Palmeiras disputou três clássicos seguidos, sendo um contra cada rival, foi em 2001. Em 03/10, duelou com o Corinthians (derrota); em 06/10, contra o São Paulo (vitória); e em 10/10, diante do Santos (vitória) – todos os jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.